Inscrições para a XIII edição estão abertas; vagas são limitadas

30 de setembro de 2022, às 10h25 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos


Estão abertas as inscrições para o XIII Encontro Estadual Crea-SP Jovem, que será realizado no dia 29 de outubro, das 9h às 17h, na Sede Angélica do Conselho. A edição destaca o empreendedorismo e a inovação na área tecnológica com palestras voltadas a todos os profissionais do Sistema Confea/Crea, em especial estudantes, recém-formados e jovens profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas neste link. O Conselho também transmitirá o evento, ao vivo, em seu canal no YouTube.

“Minha história no Sistema Confea/Crea começou no Crea-SP Jovem, há mais de 10 anos, quando o colegiado ainda era uma comissão especial no Conselho. Com muito trabalho, conseguimos destacar sua importância para o ecossistema, em caráter permanente. O que aprendi e pude desenvolver nesta trajetória contribuiu muito para as ações de transformação do Conselho, que tanto impactam positivamente no nosso mercado. Isso porque o que debatemos nos encontros estaduais é levado para o futuro da área tecnológica É essa junção de esforços que abre caminhos para a inovação e para a construção de espaços empreendedores e inclusivos voltados ao desenvolvimento”, conta o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese.

A programação será aberta com duas palestras sobre cidades inteligentes que tratam do papel da inovação e do empreendedorismo nesses espaços. Em seguida, a inovação vai ser apresentada também como forma de transformar problemas em oportunidades. Na parte da tarde, soluções em tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade serão apontadas como frentes para o desenvolvimento de municípios. E o empreendedorismo social como alternativa de atuação em prol de melhorias para a sociedade.

Um momento dedicado ao CreaLab, plataforma do Conselho criada para alavancar a inovação e a transformação digital ao conectar pessoas, organizações e startups com a missão de resolver desafios estratégicos de forma ágil, fecha o dia estimulando a integração da área tecnológica.

Além de inspirar a inovação e o espírito empreendedor, o evento assume um desafio com a solidariedade ao convidar os participantes para doar um quilo de alimento não perecível. “Queremos todos nesta corrente pelo bem. Vamos mostrar o impacto da força da área tecnológica na sociedade”, defende Marchese.

A comissão

Organizadora do encontro, a Comissão Crea-SP Jovem tem levado às instituições de ensino, entidades de classe e profissionais o debate sobre a importância de estreitar relações com estudantes e recém-formados para contribuir com a formação dos novos profissionais.

“Devemos encorajá-los e apoiá-los neste processo, principalmente em relação às suas entradas no mercado de trabalho, mostrando a eles que, além de fiscalizar, o Conselho tem um papel importante para que ascendam nas profissões que escolheram, por meio da valorização e capacitação que entregamos”, argumenta a coordenadora, Eng. Agr. Marília Gregolin Costa de Castro.

Pensando nisso, o Crea-SP realizou uma pesquisa no mês de agosto com o objetivo de conhecer mais esse público. Foram ouvidos alunos de pré-vestibular ou que estão cursando faculdade na área tecnológica e profissionais formados, entre 17 e 25 anos, de diferentes regiões do estado de São Paulo. Ganho financeiro e reconhecimento estiveram entre os principais fatores influenciadores para a escolha de carreira dos entrevistados, mas a motivação mais forte foi a empregabilidade (presente em 59% das respostas).

E eles estão certos. De acordo com os números divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), são esperados 800 mil novos postos de trabalho na área de tecnologia até 2025, mas o déficit anual de profissionais chega a 106 mil. Ou seja, o mercado estará bastante aquecido nos próximos anos, abrindo oportunidades para quem está se preparando agora.

Clique aqui para ter acesso à programação completa e fazer sua inscrição.



Produzido pela CDI Comunicação


  • Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea
  •  
  • Marca da Mútua
  •  
  • Selo do Acesso à Informação
  •  
  • Marca da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)