Instituto Brasileiro de
Avaliações e Perícias de
Engenharia de São Paulo
 
 

Avaliações técnicas
Bem vindo, Convidado    

Mesmo já sendo associado do Ibape-SP é necessário um cadastro específico no fórum.

Índice do Fórum » Avaliações & Perícias » Avaliações técnicas     
TÓPICO: CONSTRUÇÃO EM FAIXA DA MARINHA
AUTOR MENSAGEM
CARLOS EDUARDO DEVIENNE FERRAZ Fiz uma avaliação numa falência onde a área descrita na matrícula faz frente com as terras da marinha (costão) e fundos para a rodovia Rio-Santos. Após 03 anos de entrega do laudo, o dono da terra (falido), apresentou uma impugnação para impedir a imissão de posse do arrematante, alegando existir uma casa dentro da área que não foi avaliada. A casa e uma garagem de barcos estão localizados na faixa da marinha 33m, (costão). O prazo para manifestação já está prescrito, ou não? no meu entender sim. Quanto a construção na faixa de marinha eu não incluí na avaliação, pois a área em questâo divide com os terrenos da marinha, ou seja, faz frente para ela, não é uma construção registrada, clandestinha não consta na Prefeitura e está sobre a área da Marinha. O MP e Juiz pediram minha manifestação, estou mantendo meu laudo, sem a construção, pois avaliei unicamente a área até a divisa com a Faixa da Marinha. Está correto meu procedimento?

RESPOSTAS
AUTOR MENSAGEM
CARLOS EDUARDO DEVIENNE FERRAZ PRIMEIRAMENTE OBRIGADO POR RESPONDER,
A MATRICULA DIZ QUE A ÁREA MEDE DE FRENTE PARA OS TERRENOS DA MARINHA (COSTÃO) 45M, NÃO INCLUI A REFERIDA FAIXA, MAS NA FAIXA ESTÁ CONSTRUIDA UMA CASA, NA MATRICULA NÃO CONSTA CONSTRUÇÃO ALGUMA. NÃO CONSTA NOS AUTOS QUE O FALIDO TENHA INSCRITO A AREA NA SPU, NÃO HÁ CERTIDÃO PRECÁRIA, NEM AFORAMENTO. POR CAUSA DE TAIS FATOS NÃO INCLUI A CONSTRUÇÃO POIS A MESMA É CLANDESTINA, TAMBÉM NÃO CONSTA NA PMSS.
OBRIGADO
 
AUTOR MENSAGEM
RICARDO LA TERZA
Entendo que voce deveria ter avaliado a gleba, e indicado que existiam construçoes na faixa de marinha, e o seu valor. Cabe às partes questionarem se as construções devem ser incluidas ou nao no valor final do imovel. O juiz decedirá

Recentemente, fiz uma avaliaçao de um "terreno penhorado", que para a minha surpresa tinha um predinho de 2 andares construido no local (tudo irregular e baixissimo padrao). O juiz determinou que eu avaliasse o terreno.
Avaliei o terreno, e indiquei no laudo a existencia da construção e o seu valor de mercado.

Ricardo La Terza
 
Efetuar Logon

Índice do Fórum » Avaliações & Perícias » Avaliações técnicas     

Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo
Rua Maria Paula, 122 cj. 106 - 1º andar - Tel.(11) 3105 4112
ibapesp@ibape-sp.org.br

Filiado ao IBAPE Nacional