A Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e o IBAPE/SP - Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo informam o lançamento da sexta turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Perícias de Engenharia e Avaliações para o primeiro semestre de 2020.

Perícias de Engenharia e Avaliações de Bens são atividades dos profissionais da Engenharia e Arquitetura. Pouco abordadas em cursos de graduação necessitam de capacitação e especialização através de cursos de extensão ou de Pós-Graduação. Dessa forma, o objetivo do curso é a produção do conhecimento e a capacitação técnica na formação de profissionais especializados, valorizados tecnicamente nessas áreas de atribuição profissional.

O mercado profissional possui grande demanda dessas atividades, tanto para a área judicial (perícia judicial) como extrajudicial, tanto setor público como privado, consequentemente, o mercado tem necessidade de profissionais habilitados e especializados nesses temas.

Com carga horária de 560 horas/aula, o curso possui duração de quatro semestres, exceto entrega de monografia, em aulas presenciais ministradas as segundas e quartas-feiras no campus Higienópolis, período noturno (19h00 às 22h30), sendo o público-alvo graduados em Engenharia Civil ou Arquitetura, devidamente registrados nos Sistemas CONFEA-CREA e CAU, que desejam se aperfeiçoar nas atividades de Perícias de Engenharia e Avaliações de Bens, bem como se iniciar na área, preferencialmente profissional com mais de 3 anos de formado.

A turma será formada com o número máximo de 35 alunos e o processo seletivo será realizado por meio do envio do currículo profissional, cópia do diploma da graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura e carta de intenção, indicando nessa, de forma concisa e clara:

-   O objetivo para com o curso;

- Seus conhecimentos e/ou atuação nas áreas de Perícias e Avaliações;

-   O motivo da escolha do curso UPM / IBAPESP;

-   O que espera do curso, entre outros, a critério do candidato.

As cartas e documentos serão analisados e, sendo necessária, os candidatos farão entrevista com o Coordenador da turma, para, se aprovados, efetuarem matrícula.

O processo seletivo se dará nos seguintes prazos:

Prazo de envio da carta de intenção e documentos: de 01/11/2019 a 20/01/2020;

Resposta da aprovação: Até 27/01/2020;

Efetivação da matrícula: Até 07/02/2020;

Início das Aulas: 10/02/2020.

Com exceção do período de elaboração do trabalho de conclusão, o curso possui quatro módulos (semestrais) compostos por disciplinas fundamentais na formação do Perito, são eles:

Alguns diferenciais do curso:

1.    Realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, entidade de ensino reconhecida como uma das melhores do Brasil, em parceria com o IBAPE/SP – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, instituto de referência nacional e internacional e com experiência de 23 anos na realização de cursos de Pós-Graduação (www.ibape-sp.org.br).

2.    Aulas com notórios especialistas nessas áreas do conhecimento, docentes do IBAPE/SP, autores de livros, artigos e normas técnicas do IBAPE/SP e da ABNT, além dos docentes da UPM.

3.    Em ambiente agradável, o Campus Higienópolis da UPM é dotado de inúmeras bibliotecas e áreas de alimentação, além da localização privilegiada: ao lado da Estação Higienópolis-Mackenzie do METRÔ (linha amarela).

 

Observações:

1.    Para a obtenção do certificado de conclusão o aluno deverá obter conceito mínimo C (nota acima de 7,0), em cada disciplina e na monografia;

2.    Também deverá ter frequência mínima de 75% do total da carga horária por disciplina;

3.    O trabalho de conclusão do curso é obrigatório e individual, tendo início com a disciplina “Aplicação do Conhecimento” no 4º semestre.

Nessa disciplina, com exceção da aula de apresentação, as aulas são virtuais através da plataforma Moodle.

 

Informações:

Para maiores informações sobre o programa entrar em contato com o Coordenador Técnico, Eng. Civil Marcos Mansour Chebib Awad, pelo e-mail marcos.mansour@validarengenharia.com.br.

 

Sobre o processo seletivo e matrículas entrar em contato com Sra. Beatriz Peternelli, telefone (11) 2114-8502, e-mail beatriz.peternelli@mackenzie.br.