Na última quinta-feira (06/02), o presidente do Ibape/SP, Engº Civil Luiz Henrique Cappellano, e o Diretor Técnico da entidade, Engº Civil Marcos Mansour Chebib Awad se reuniram com representantes do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado de São Paulo.

A reunião entre o Conselho do Patrimônio Imobiliário e o IBAPE/SP objetivou o estreitamento das relações institucionais, com ênfase na troca de experiências e desafios sobre a avaliação de imóveis públicos. Desde o ano passado, o Governo do Estado de São Paulo busca aprimorar e acelerar a desmobilização de imóveis ociosos, gerando receitas extraordinárias para investimentos e diminuição de gastos de vigilância e manutenção, além dos diversos riscos existentes nestes ativos.

De acordo com o presidente do Conselho do Patrimônio Imobiliário, Bruno Correia, entre os principais desafios está a avaliação dos ativos, tendo em vista a dinâmica do mercado imobiliário e os princípios legais e trâmites burocráticos. "No fim de 2019 deliberamos um conjunto de inovações sobre o processo de alienação de imóveis público, visando dar mais transparência e aumentar a liquidez dos nossos ativos. A partir das normas técnicas, em especial a NBR 14653, e estudos do IBAPE/SP, passamos a explorar melhor a avaliação intervalar e o conceito de liquidação imediata, por exemplo", ressalta