O Ibape/SP e o Ibape Nacional, realizaram no dia 03/04 na sede do Crea-SP o Seminário Nacional de Inspeções em Obras de Engenharia. Em parceria com o Crea-SP o evento contou com a participação do presidente do Ibape/SP, Antonio Carlos Dolacio, e dos membros da entidade, Flávia Zoéga, Luís Otávio Rosa e Francisco Maia Neto.

Na abertura do evento, o presidente do Ibape Nacional, Wilson Lang, do Ibape/SP, Antonio Carlos Dolácio, e a Eng. Lenita Secco Brandão, representando o CreaSP, destacaram a integração das entidades em prol da causa de inspeções.

“Quando o Ibape se reúne e chama os profissionais para debater um tema, é um momento muito importante e significativo para a propulsão desses conceitos. Não só da garantia de um serviço profissional com qualidade, mas da garantia de produtos de qualidade. Nosso grande desafio é fazer com que o sistema público tenha a exata compreensão dos seus deveres, uma vez que ela é a principal contratante dos grandes produtos de engenharia, ” ressaltou o o presidente do Ibape Nacional, Wilson Lang.

Antonio Carlos Dolácio, presidente do Ibape/SP, também enfatizou a relevância do seminário: “Nesse evento vamos abordar as inspeções das obras de engenharia. Vamos divulgar para a sociedade informações extremamente importantes, no sentido da prevenção do acidente, da importância da manutenção, do uso correto das obras. O brasileiro tem muito em si, a utilização certa de um veículo automotor. O mesmo não acontece com as obras de engenharia. E elas precisam de tantos cuidados quanto um carro. “

Inspeções Prediais

O primeiro painel do evento contou com a moderação de Arival Cidade, do Ibape/BA, e apresentações dos membros do Ibape/SP, Antonio Carlos Dolácio e Flávia Zoéga, tratando das inspeções prediais.

Dolácio apresentou no painel as novidades do projeto de texto da Norma de Inspeção Predial, que tem como texto base a norma do Ibape Nacional, e que após o processo de harmonização e a coleta de sugestões proveniente da consulta nacional, dará origem a Norma de Inspeção Predial da ABNT.

No mesmo painel, a Eng. Flávia Zoéga levantou as principais questões sobre a Prática da Inspeção Predial de acordo com a norma técnica ABNT NBR 16.747, trazendo um laudo da profissional, feito a luz da norma do Ibape/SP, para a conformidade da nova norma da ABNT.

Inspeções em Pontes e Viadutos

Dando sequência a participação de membros do Ibape/SP, Luis Otávio Rosa, se reuniu a Marcelo Rozemberg, do Instituto de Engenharia de São Paulo, e ao mediador Frederico Correa Lima Coelho, do Ibape/MG para debater sobre as inspeções em pontes e viadutos.

Rosa apresentou o case das OAEs em vias urbanas da capital paulista, com destaque para Norma de Inspeção de Pontes e Viadutos, e o trabalho de inspeção feito no viaduto Lázio Braun, na cidade de São Paulo. Outro ponto destacado foi a aplicação da Lei de Sitter nas obras realizadas no viaduto T5 Jaguaré, também na capital paulistana.

Barragens de Rejeito

Encerrando o evento, o Eng. Francisco Maia Neto falou da Perícia em Queda de Barragem de Rejeitos em MG. A mesa também contou com a participação de Thomaz Henrique Leite de Jesus, tratando das Barragens de Rejeito a Importância da Inspeção e Manutenção. Clemenceau Chiabib Saliba Jr., do Ibape/MG foi o mediador.

Para conferir todas as fotos do evento, acesse: https://pt-br.facebook.com/IBAPESP/