Publicações sugeridas

Publicações a venda diretamente com a Editora.
Aos Associados do IBAPE/SP haverá desconto na aquisição dos mesmos.

Contato: Luiz – Editora LEUD – (11)3105-6374 ou pelo e-mail: luiz@leud.com.br

Contato: Eliana Menezes – Editora PINI – (11) 2173-2330 ou pelo e-mail: elianamenezes@pini.com.br


Manutenção Predial

Ano de 2011
Autor: Mário Sérgio
Editora: Pini


Esta publicação reúne artigo técnico focados no tema MANUTENÇÃO PREDIAL – publicados na revista Construção Mercado e outros ainda inéditos. A PINI, por meio desta publicação oferece ao mercado uma visão abrangente dos aspectos relacionados à Manutenção Predial ( planejamento e economia, riscos e segurança, inspeções técnicas e manutenção preditiva, manutenção e valor do patrimônio, entre outros). Este livro certamente contribuirá para a identificação de novas oportunidades de mercado, para a aplicação de gestão e conhecimento de Engenharia, reservando aos profissionais e empresas, que se dedicarem a essa atividade, com essa capacitação, um papel inovador e central no desenvolvimento do construbusiness no Brasil. Indispensável aos proprietários e gestores de imóveis e, também, aos profissionais que atuam em Projeto, Especificações, Custos, Construção, Pericias, Fiscalização, Auditoria e Inspeção.

Arbitragem A solução extrajudicial de conflitos

Ano: 2014
Autor: IBAPE/SP
Editora: Leud


A Engenharia de Avaliações surgiu no Brasil ao final da década de 1910, sendo conseqüência da promulgação da lei das Terras, nº 601 de 1850, que criou a figura da propriedade particular sobre a terra, extinguindo o Sistema de Concessões instituído pelo Estado português desde 1375 e que era exercido por eles de forma absolutista.

A Terra passou a ter esteio econômico da nova sociedade, agora capitalista, tornando-se forma de reserva e de apropriação de capitais baseados nas expectativas de valorizações e um meio de ganhos financeiros, por meio de suas rendas locatícias de empréstimos bancários, em ocasião na qual tais transações se ampliavam como estratégia para expansão do cultivo do café, assim como para solver discussões em processos judiciais de gêneros crescentes com a evolução da economia do País. Isso criou a necessidade de haver avaliações como resultado de analises criterioso, envolvendo elementos de natureza técnica e cientifica da alçada especifica de engenheiros de vários ramos.

Engenharia de Avaliações Volume II

Volume II Ano: 2014
Autor: IBAPE/SP
Editora: Leud


O livro de Engenharia de Avaliações, nesta nova edição de 2013, revisada e ampliada, optou-se por uma seqüência de conteúdo com reordenamento dos capítulos distribuídos em dois Volumes.

Os 13 capítulos que compõe o primeiro volume e que antecipam este segundo volume mostram a evolução e historia da Engenharia de Avaliações, passa pelos Procedimentos Estatísticos, expõe técnicas para Avaliação de Terrenos, de Glebas Urbanizáveis e de Benfeitorias Urbanas, detalha cálculos de Indenizações em Desapropriação e Servidões e encerra com ampla abordagem com um Panorama da Importância Jurídica, Procedimentos Judiciais e Redação de Laudos Periciais, dada a importância do conceito da avaliação de bens imóveis no âmbito da atuação forense.

Neste segundo volume, o capitulo Métodos Científicos e a Engenharia de Avaliações é apresentada com uma abordagem tradicional da inferência estatística, redigida para permitir o conhecimento de fundamentos essenciais para aplicação de tópicos mais avançados.

Linguagem do Laudo Pericial Técnicas de Comunicação e Persuasão

2ª Edição Ano: 2010
Autor: José Fiker
Editora: Leud


A Pericia Judicial como redigir laudos e argumentar dialéticamente

3ª edição Ano: 2009
Autores: Joaquim da Rocha Medeiros Júnior e José Fiker
Editora: Leud


A perícia de engenharia é aqui apresentada com todas as fases do aspecto processual, revelando o comportamento prático e ético profissional do perito.

A exposição detém-se, sobretudo, na redação do laudo, estudando a sua estrutura formal e o raciocínio lógico-dialético que permite ao magistrado aplicar o direito com segurança, pondo fim ao conflito entre as partes.

Faz excertos de decisões judiciais, focando a forma como os laudos são examinados e o que á esperado da prova pericial.

Apresentando e comentando modelos de laudos, destina-se aos iniciantes, podendo trazer sugestões aos doutos, além de fornecer subsídios concretos para argumentação e formulação de questões.

Inspeção Predial Check-up Predial Guia da boa manuntenção

3ª edição Ano: 2012
Autor: IBAPE/SP
Editora: Leud


A publicação traz temas relativos às anomalias mais comuns verificadas em edificações e descreve as finalidades e composições dos sistemas construtivos. Didático e bem estruturado apresenta desde as anomalias até as responsabilidades legais incluindo definições práticas e dicas e curiosidades sobre inspeção e manutenção. O livro foi escrito por vários autores todos profissionais da área que com sua experiência identificam problemas existentes nas edificações que poderiam ser evitados com inspeções e manutenções periódicas.

Imóveis Urbanos Avaliação de Aluguéis Aspectos Práticos e Jurídicos

3ª Edição Ano:2014
Autor: Monica D`Amato e Nelson Roberto Pereira Alonso.
Editora: Leud


Esta obra busca sistematizar, de forma prática e didática todos os conceitos aplicáveis ao tema e diversas interfases com o direito e a Administração, agregando situações reais e inusitadas vivenciadas pelos autores desta já rica experiência herdada de louvados mestres, estes verdadeiros precursores no desenvolvimento da especialização em avaliações imobiliárias. Dedica-se, portanto, a todos aqueles interessados em obter uma visão ampla e ao mesmo tempo específica de suas atividades no contexto mercadológico imobiliário e atinente à matéria tratada neste livro.

Manual de Grafoscopia

2ª Edição Ano: 2005
Autor: Tito Lívio Gomide e Lívio Gomide
Editora: Leud


Destaca-se a Grafoscopia dentre as disciplina da Criminalística, em decorrência do crescimento das fraudes documentais no mundo globalizado.

Essa constatação, aliada à reduzida literatura simples e objetiva sobre o tema, levou os autores a produzirem este excelente Manual de Grafoscopia, que permite ao leigo uma introdução fácil e agradável no aprendizado básico da matéria.

Com uma sistematização moderna e clara, o livro aborda toda a teoria elementar, além de apresentar expressivas ilustrações das fraudes gráficas e recomendações indispensáveis na elaboração de um documento seguro.

Trata-se de obra singular, utilíssima aos profissionais das áreas jurídica, empresarial e de segurança, possibilitando a prevenção das fraudes e o entendimento de laudos periciais.

Avaliação de Bens Princípios Básicos e Aplicações

2ª Edição Ano: 2013
Autor: Radegaz Nasser Júnior
Editora: Leud


A avaliação de bens constitui tema técnico, que somente pode ser tratado mediante critérios objetivos, assim afastando, tanto quanto possível, o subjetivismo que infelizmente ainda infesta laudos apresentados em Juízo ou fora dele.

Aqui se trata dos principais temas, passando pelas normas ABNT, princípios estatísticos e de Matemática Financeira básica, chegando à avaliação de imóveis urbanos e rurais, maquinas e equipamentos e empreendimentos de base imobiliária.

É instrumento e, mais que útil e necessário, para profissionais de Engenharia, Direito e outros que se interessam pela avaliação.

Pericia e Avaliações de Engenharia Fundamentos Práticos

2ª Edição Ano: 2011
Autor: José Fiker
Editora Leud


Conforme seu título, este é um livro essencialmente prático.

Mostra o que interessa na elaboração de laudos de avaliações e perícias sem deter em considerações teóricas e dando ênfase aos exemplos.

É fruto de mais de 30 anos de experiência nessa atividade; fiel ao princípio que sempre nos conduziu, revela tudo quanto conhecemos para desenvolver um bom trabalho na área pericial, inclusive metodologias indicadas para avaliações de garantias para bancos ( método comparativo, evolutivo e laudos de uso restrito).

Esperamos que cumpra o seu papel como manual de consulta prática e objetiva.

Engenharia de Avaliações Uma introdução à metodologia cientifica

3ª Edição Ano: 2012
Autor: Rubens Alves Dantas
Editora: Pini


Tudo que se pretende fazer na vida merece um momento de reflexão e análise: uma avaliação. Para orientar a tomada de decisão, algumas questões do tipo: O quê? Para quê? Por quê? Para quem? Por quem? Como? Quando? Qual? São levantadas e carecem respostas. Assim, para o caso particular da engenharia de avaliações poderão surgir as questões: O que significa? Para que serve? Por que estudar? Para quem interessa? Por quem pode ser praticada? Como deve ser realizada? Quando é necessária? Quanto de dedicação exigirá? Qual o mercado de trabalho? Enfim! Vale a pena adquirir e pôr em prática os novos conhecimentos a respeito do assunto? Tornar-se um especialista em Engenharia de Avaliações? Um engenheiro de avaliações? Algumas destas questões serão respondidas de forma sucinta nesta introdução e de forma mais aprofundada no corpo deste livro.

Avaliações de Propriedades Rurais Manual Básico

3ª Edição Ano: 2011
Autor: Marcelo Rossi de Camargo Lima
Editora: Leud


Em nossos trabalhos anteriores fornecemos dados para que os profissionais pudessem entender alguns dos procedimentos básicos para avaliar imóveis rurais.

Agora, nos propomos a acrescentar novas ferramentas de avaliação, indo além do básico.

As propriedades rurais são imóveis cuja melhor alternativa econômica de exploração é por meio da atividade agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agro-industrial. São estes imóveis que nos propomos avaliar com esta publicação.

Automóvel sem Mistério

Ano: 2013
Autor: Hélio da Fonseca Cardoso
Editora: Leud


O livro reúne uma coletânea composta por uma parte de artigos escritos pelo autor nos últimos três anos. São cinqüenta artigos publicados em revistas, jornais, informativos e na internet, apresentando informações importantes sobre tecnologia veicular e que serão de grande valia para leigos e apaixonados por automóveis no dia a dia e na escolha de um próximo carro.

São dicas importantes que têm como principal objetivo remover uma série de dúvidas que surgem na hora em que precisamos executar algum tipo de manutenção, passar PR uma inspeção ou escolher um veículo novo ou usado.

Aliás, dois temas apresentados dizem respeito ao melhor momento para se trocar um veículo e se neste caso deve-se optar por um veículo novo ou usado.

Além disso, são abordados assuntos polêmicos que dizem respeito a sistema de freio, air bag, direção, motor e outros tantos que nos preocupam sempre quando tratamos sobre automóveis.

Temos certeza de que esta obra fará com que o leitor se torne mais analítico e crítico ao discutir sobre o assunto em qualquer ocasião, inclusive para evitar que o sonho vire pesadelo.

Engenharia Legal 4 Engenharia Diagnostica em Edificações Inspeção Predial e Avaliação Imobiliária

Ano: 2014
Autor: Tito Lívio Ferreira Gomide
Editora: Leud


O presente livro segue a tradição das três versões anteriores, pela objetividade, ineditismo e robustos conteúdos técnicos dos doze artigos selecionados pelo autor, dentre inúmeros outros de sua autoria, publicados na mídia especializada nesses últimos quatro anos. De se ressaltar que a intensa produção literária, acadêmica e técnica do autor nos permitem considerá-lo como um dos expoentes da Engenharia Civil do Brasil.

Além de autor de inúmeras obras de engenharia e criminalística, o Engenheiro Tito Lívio é um incentivador e descobridor de bons autores, alguns dos quais também compõem a galeria de autores técnicos da Leud. A presente obra dispensa maiores apresentações, sendo indispensável aos operadores do Direito, engenheiros civis, arquitetos e as todos os profissionais que militam no mundo da pericia e da construção civil.

Engenharia Legal 3 Artigos e Laudos Engenharia Diagnóstica Avaliação de shopping Center Pericias em Edificações

Ano: 2009
Autor: Tito Lívio Ferreira Gomide
Editora: Leud


O conteúdo do presente livro, com artigos e laudos atualíssimos e inéditos, comprova a criatividade e permanente produção técnica do prof. Tito Lívio Gomide, sempre na vanguarda da Engenharia Legal brasileira.

Os cases de Engenharia de Avaliação Diagnostica desta obra, que compõem esse terceiro volume de Engenharia Legal produzido pelo autor e que indica notável projeto de continuidade abordam temas genéricos e específicos da ciência, cabendo destaque para os aspectos práticos abordados.

A externalidade positiva de avaliação de loja âncora em shopping Center vem reforçada com modelo de laudo, a auditoria de obra pública é questionada, os diagnósticos nas pericias e tantos outros temas periciais interessantes foram contemplados no livro, sempre com o tradicional foco técnico diferenciado, porém de real serventia pratica aos engenheiros e peritos envolvidos com as edificações e mercado imobiliário.

Os quatros ilustrativos dos artigos são inéditos e confirmam a visão didática do autor, facilitando o entendimento das novidades pelos leitores.

Agroindústria Uma Análise no Contexto Socioeconômico e Jurídico Brasileiro

Ano: 2009
Autor: Darcy Walmor Zibetti e Lucas Abreu Barroso
Editora: Leud


A temática abordada nesta obra é inédita na bibliografia jurídica nacional. Trata-se de mais um desafio editorial que decidimos enfrentar. Não é fácil reunir estudiosos de diferentes áreas e das mais distintas regiões para colaborar com suas experiências científicas acerca dos variados assuntos aqui contemplados, tanto em um enfoque socioeconômico, quanto jurídico.

O objetivo desta publicação não consiste apenas em sua consulta e estudo, mas principalmente nos debates interdisciplinares que dela se espera resultar, de maneira especial nos âmbitos governamental e acadêmico, assim também na jurisprudência.

O envolvimento dos colaboradores com instituições públicas e privadas permite retratar a realidade e projetar o futuro, por quanta absolutamente necessária a promoção da agroindústria do Brasil.

Cumpre destacar que a agroindústria é um dos instrumentos constitucionais da Política Agrícola ou Política de Desenvolvimento Rural, a qual deve ser compatibilizada com a Reforma Agrária (art. 187,cf/1988).

Ainda, que a agroindústria gera renda e emprego, além de agregar valor à produção agrária, sendo que sua comercialização externa traz enormes divisas para o país, bem como contribui decisivamente para a segurança alimentar.

Normas Técnicas para Engenharia Diagnostica em Edificações

2ª Edição Ano: 2013
Editora: Pini
Autor: Tito Lívio Ferreira Gomide, Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto e Marco Antonio Gullo


As ferramentas da Engenharia Diagnostica em Edificações, traduzidas pelos relatórios de vistoria, laudos de inspeção, de consultoria, requerem regras e diretrizes praticas atualizadas que envolvam os procedimentos executivos e os formatos de apresentação dos trabalhos, possibilitando o norteamento técnico dos seus profissionais responsáveis e de seus contratantes.

Justamente para entender esta carência técnica e procurando o desenvolvimento e atualização das normas que, atualmente, poderiam ser aplicadas à revolucionária disciplina da Engenharia Diagnóstica em Edificações, esta publicação procurou comentar importantes normas as ABNT e do IBAPE/SP, além de sugerir textos básicos visando a criação de Normas Técnicas da Engenharia Diagnóstica, em atendimento às necessidades do setor, bem como de toda a sociedade consumidora.

Assim, os autores pretendem instigar a comunidade técnica, em prol do desenvolvimento dos serviços especializados, responsáveis pela contínua melhorai na qualidade dos produtos da Construção Civil.

Este livro é, portanto, uma obra a ser adquirida por todos aqueles que pretendem acompanhar a atual e irrefreável tendência dos diagnósticos em edificações, mercado profissional promissor e em ascensão.

Engenharia Diagnóstica em Edificações

1ª edição – Ano: 2008
Autor: Tito Lívio Ferreira Gomide, Jerônimo Cabral Pereira Fagundes, Marco Antonio Gullo


O livro aborda aspectos teóricos e práticos da Engenharia Diagnóstica em Edificações desde o início do empreendimento, com a vistoria do terreno e vizinhança, passando pela fase da obra e finalizando na obra concluída e suas anomalias. Inclui o estudo de todas as ferramentas numa seqüência lógica que facilita o entendimento até mesmo dos leigos no assunto. O panorama geral das vistorias, inspeções, auditorias, perícias e consultorias em edificações está devidamente apresentado. O detalhamento de cada particularidade dessas ferramentas também foi esmiuçado, destacando-se aspectos práticos a partir de modelos de relatórios, laudos e pareceres. A obra é robusta e apresenta visão técnica primorosa e inédita. Imprescindível na biblioteca dos peritos engenheiros e operadores do Direito.

Perícia Ambiental

O livro Perícia Ambiental permite ao leitor conhecer os aspectos básicos da pericia e do perito. Ou seja , diante de situações concretas, com a sua leitura, o interessado poderá entender o processo, as várias etapas processuais e com isso,ter conhecimento dos seus direitos e deveres. Por sua vez operadores do direito também poderão das mesmas lições, assegurando no concreto a implementação da legislação ambiental brasileira.

Perícias de Engenharia

A obra dada a publico, além de valorizar a compreensão dos trabalhos dos peritos engenheiros e arquitetos, tanto na elaboração de pericias judiciais, quanto nas extrajudiciais, abre um caminho seguro aqueles que se utilizam de tais perícias, para busca de uma solução justa e adequadas de seus conflitos.