Há mais de quatro décadas o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape/SP) é referência na elaboração de normas e cursos técnicos presenciais. Nesta semana, a entidade entra de vez para a era digital com a plataforma de Ensino a Distância (EAD) Ibape-SP Conecta, pioneira entre os Ibapes do Brasil e que muda por completo a forma de compartilhar conhecimento e visão estratégia com as classes de engenharia e arquitetura.  

O momento em que enfrentamos uma pandemia acelerou o processo, mas esta já era uma ação estudada pelo Instituto há algum tempo. A grade regular, totalmente direcionada para a sede em São Paulo, deve continuar quando a situação do país e do mundo for normalizada, mas o EAD traz o que o físico limita, que são mais opções de tempo, espaço e formato, já que os alunos poderão acompanhar os conteúdos até por celular.

 “Estamos em um cenário desafiador e por isso decidimos lançar a plataforma de cursos EAD do Ibape - São Paulo, para que mesmo à distância possamos trazer conhecimento qualificado aos profissionais avaliadores e peritos de engenharia,” destaca o Eng. Civil Paulo Palmieri Magri, Diretor Cultural do Ibape/SP.

O Ibape-SP não é um centro de formação, mas de atualização técnica. Por isso, a inovação do Ibape-SP Conecta está em oferecer para engenheiros, arquitetos e, eventualmente, outros públicos, o que os cursos regulares que já existem on-line não conseguem por conta da carga básica tradicional pesada. O objetivo é oferecer capacitação técnica, rápida, em temas e áreas que conversam diretamente com as necessidades atuais e com extrema qualidade.

A plataforma também vai de encontro às transformações tecnológicas do ensino. De acordo com o último levantamento da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), o número de alunos de todas as modalidades de Educação a Distância teve um crescimento de 17% passando de 7.773.828, em 2017, para 9.374.647, em 2018.  No caso do Ibape-SP, os conteúdos serão potencializados com recursos multimídia, mas balizados pelos mais de 40 anos de tradição e experiência da entidade.

Serão disponibilizados inicialmente 17 cursos, abordando temas já são tratados na modalidade presencial, como “Avaliação de máquinas e equipamentos”, “Avaliação de glebas urbanizáveis”, “Desapropriações e servidões”, “Estatística inferencial aplicada a avaliações de imóveis”, “Patologias em estrutura”, entre outros.

O lançamento oficial ocorre na próxima quinta-feira (21/05), em evento on-line e fechado aos professores, diretores, membros do conselho e das câmaras da entidade. O primeiro

 

curso, “Básico de Avaliações de Imóveis Rurais” será ministrado pelo Professor Marcelo Rossi de Camargo Lima, entre os dias 2 e 5 de junho com as inscrições podem ser feitas até a data do curso, sujeitas a disponibilidade de vagas.

Depois do anúncio oficial, será disponibilizada uma página com mais informações sobre o Ibape-SP Conecta. Mais informações em www.ibape-sp.org.br.