Na noite da última sexta-feira, 26 de novembro, a nova diretoria do Ibape São Paulo deu início formal ao biênio 2022 – 2023 com a assinatura dos termos de posse. A cerimônia foi marcada pela alegria do reencontro depois meses de isolamento e por discursos emocionados que resgataram um pouco da história do Instituto e adiantaram o que as comunidades de engenharia, arquitetura, agronomia, membros e sociedade podem esperar do novo mandato.

 

Seguindo os protocolos de saúde, compuseram a mesa o Dr. Wanderley Federighi, Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e Presidente eleito da Seção de Direito Público; Dra. Adriana Prado Lima, Juíza da 1ª Vara do Trabalho de Ribeirão Pires; Eng. Joni Matos Incheglu, Diretor Administrativo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA/SP; Arq. e Urbanista Catherine Otondo, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP; Eng. Civil Clémenceau Chiabi Saliba Júnior, Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia - Entidade Federativa Nacional; Prof. Dr. Marcos Massi, Diretor da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Dr. César Azevedo, Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo; Coronel Frank Itinoce, Presidente da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo – FUNDABOM; e Arq. e Urbanista Denis Fabrisio de Oliveira Selymes, magnífico senhor Superintendente da Secretaria de Governança do Patrimônio Da União - SPU.

 

As seguintes autoridades prestigiaram o evento Dr. Antônio Carlos Munhoz Soares, Desembargador, Ex-Vice-Presidente e Ex-Corregedor do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto, Diretor Executivo do Instituto de Engenharia, representando o Presidente, Paulo Ferreira; Douglas Formaglio, Vice-Presidente da Associação Comercial de São Paulo; Fábio Siqueira Netto, Head de Sistemas de Manutenção e Technical Advisor do Metrô de São Paulo, representando o Presidente, Silvani Pereira; Alfredo Vieira da Cunha, Diretor Tesoureiro da APEJESP, representando o Presidente, José Vanderlei Masson dos Santos.

 

Abrindo os discursos, O Engenheiro Civil Luiz Henrique Cappellano, Presidente do Ibape/SP no exercício 2020 – 2021, ressaltou os desafios da gestão, que coincidiu com o início e agravamento da pandemia de Covid-19. “Mesmo com muitas adversidades, executamos um cronograma extenso de reuniões técnicas, assembleias e cursos. Estamos fechando este ciclo com caixa saudável e contas equilibradas”, disse. Ele também comentou sobre a importância do digital frente às restrições e ao distanciamento social. “Lançamos a plataforma de EAD Ibape/SP Connecta, reformulamos o site institucional, implementamos uma biblioteca digital, começamos um podcast e realizamos eleições virtuais com grande sucesso. O uso da tecnologia foi capital”, concluiu.

 

Na sequência, a Engenheira Civil Andrea Cristina Kluppel Munhoz Soares, nova Presidente do Ibape/SP, trouxe bastante emoção ao auditório. Em expressão de pura gratidão, citou pessoas e passagens que a ajudaram na construção de carreira, do incentivo dos amigos de faculdade aos profissionais da engenharia que abriram muitas portas, e, claro, o suporte incondicional da mãe, esposo, filhas e família, presentes na cerimônia. Sobre o que esperar dos próximos dois anos, ela disse: “Um dos grandes desafios será concluir a realização do Cobreap em São Paulo, evento que estava programado para 2021, mas precisou sofrer alterações por conta da pandemia. Um outro ponto que marcará a minha gestão é a integração com o associado. Quero que ele sinta que o Ibape/SP é a casa dele, que é possível propor ideias e participar de forma ainda mais ativa”, concluiu.

 

Galeria de fotos do evento: clique aqui.

Lista completa da nova diretoria: clique aqui