A Prefeitura de São Paulo lançou os quatro últimos editais de licitação para contratar empresas que façam os laudos estruturais de 103 estruturas de pontes e viadutos. Com isso, a SIURB (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras) completa a licitação dos laudos de 126 obras. O edital prevê que a análise conclusiva seja entregue em até 150 dias.

O alerta foi aceso quando parte da estrutura da ponte do Jaguaré, na marginal Pinheiros, cedeu na madrugada do feriado de 15 de novembro de 2018. Ninguém ficou ferido. Em janeiro de 2019, a prefeitura interditou o viaduto que é o principal acesso da marginal Tietê para a rodovia Presidente Dutra, após técnicos identificarem o rompimento de uma viga e trincas na estrutura.

A abertura das propostas das quatro licitações acontece em diferentes dias. Uma delas com 13 endereços será aberta 27 de março, outros 12 locais no dia 30, 11 no dia 31 e 16 locais restantes em 1º de abril.

No dia 27 de fevereiro serão abertos três envelopes da concorrência lançada em 28 de dezembro para contratação de laudos estruturais de outras 55 pontes e viadutos. As licitações já deveriam estar concluídas, mas, segundo a prefeitura, foram adiadas a pedido do TCM (Tribunal de Contas do Município) para adequações dos editais.

Obras emergenciais

Estão em andamento obras emergenciais do viaduto Alcântara Machado, ponte Cidade Jardim e pontilhão do Córrego Três Pontes. A conclusão está prevista, segundo a prefeitura, para março, abril e maio, respectivamente. Para o viaduto Pacaembu ainda é desenvolvido um projeto executivo para recuperação da passarela.

Já foram concluídas as intervenções emergenciais nas pontes do Jaguaré, Casa Verde, Freguesia do Ó, Dutra, Limão, Jânio Quadros, Pontilhão Itaim, além do viaduto da marginal Pinheiros e Miguel Mofarrej.

A prefeitura afirma que desde 2017 tenta realizar laudos estruturais em 33 pontes e viadutos que já mereciam mais atenção do poder público. Mas duas licitações foram suspensas após questionamentos do TCM, que exigia que as empresas fossem contratadas pelo menor preço.

Em 9 de novembro de 2018, a SIURB lançou a licitação para contratar os laudos das 33 obras. Após o acidente com o viaduto na marginal Pinheiros, o TCM consentiu na contratação dos laudos estruturais por dispensa de licitação desde que houvesse vistorias visuais técnicas. Depois que a prefeitura interditou a ponte que dá acesso à Dutra, o TCM permitiu abreviar os trabalhos.

Licitações

- Licitação para contratação de laudos estruturais de 13 pontes e viadutos: ponte Jurubatuba, ponte João Dias, viaduto Austregésilo de Athayde, ponte Vitorino Goulart da Silva, viaduto Honestino Monteiro Guimarães, ponte Morumbi, viaduto Doutor João Tranchesi, ponte Bernardo Goldfarb, ponte Engenheiro Ary Torres, viaduto Cadeião e viaduto Sumaré.

- Licitação para contratação de laudos estruturais de 12 pontes e viadutos: viaduto Cidade de Osaka, viaduto Eng. Luiz Alfredo Falcão Bauer (Ayrton Senna), viaduto Deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, viaduto Condessa de São Joaquim, viaduto Dona Matilde, complexo viário Escola de Engenharia Mackenzie, complexo viário Maria Maluf, complexo viário Senador Antônio Emygdio de Barros Filho, viaduto Guadalajara, viaduto Doutor Eusébio Stevaux, complexo viário Padre Adelino e viaduto Gasômetro.

- Licitação para contratação de laudos estruturais de 11 pontes e viadutos: viaduto Antártica, viaduto Deputado Ulysses Guimarães, viaduto Dona Mora Guimarães, viaduto Dr. Arnaldo, ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada), ponte Anhembi, ponte Governador Orestes Quércia (Estaiadinha), viaduto 31 de março, ponte da Vila Guilherme, ponte da Avenida Santos Dumont e viaduto 25 de março.

- Licitação para contratação de laudos estruturais de 16 pontes e viadutos: viaduto Antônio Nakashima, viaduto Armando Puglisi, viaduto Engenheiro Romero Zander, viaduto Governador Roberto Abreu Sodré, viaduto Doutor Manuel José Chaves, viaduto General Couto de Magalhães, viaduto Guilherme de Almeida, viaduto dos Imigrantes, complexo viário João Jorge Saad, viaduto Carlos de Campos, ponte de Arujá, ponte Senador José Ermírio de Moraes, complexo viário Aurélio Batista, complexo viário Jacú-Pêssego, viaduto Carlito Maia e viaduto da China.

Fonte: R7